Tenho em mãos um relatório. Não se trata, porém, de um documento que mostra números e informações acerca de atividades de órgãos públicos ou de empresas privadas. Em face de sua singularidade, o relatório não se dirige aos membros de uma sociedade ou associação no tempo e espaços restritos das comunicações e prestações de contas dirigidas a um órgão público ou grupo limitado de pessoas. A diferença entre a sociedade e a associação é que a primeira tem finalidade econômica (lucro), enquanto a segunda tem objetivo cultural, social, desportivo etc. Em outras palavras: seus integrantes não trabalham pelo dinheiro e sim por outra motivação distinta, como lazer, educação e cultura , p.ex.
O impresso que acabo de ler com muita satisfação é o Relatório de Atividades de 2018 do Instituto João Ferraz de Campos. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2005 e que atua em três áreas da maior importância individual e coletiva: (a) Assistência Social; (b) Educação; (c) Saúde. Tem como público-alvo os moradores de comunidades de baixa renda. O JF Instituto está presente nos Estados do Paraná e do Rio de Janeiro.
No município de Pinhais, crianças e adolescentes em situação de risco foram atendidos em Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Em Piraquara, o mesmo trabalho foi realizado em parceria com o Centro Educação João Paulo II, fundado pelo querido e inesquecível Belmiro Valverde Jobim Castor (1942-2014), economista, professor e escritor.
As atividades no Rio de Janeiro consistiram no oferecimento do Programa de Formação Educacional Complementar (PROFEC). Uma creche comunitária, a Mundo Infantil, foi instalada no Morro Santa Marta; no Morro da Conceição, na região portuária do Rio, a Escola Padre Francisco da Motta mantém um programa de educação gratuita, ocupando 60 professores e o número aproximado de 1.100 alunos de Pré-escola ao Ensino Médio. O JF Instituto mantém parceria com a Escola desde junho de 2014 e tem colaborado com as despesas dos recursos humanos. A atividade humanitária compreendeu também o projeto Saúde Escolar, em parceria com o Instituto Benjamin Constant nos programas de baixa visão e cirurgias de catarata.
O relatório, distribuído em Curitiba e no Rio de Janeiro, é publicado impresso em revista com 80 páginas densamente ilustradas e com textos da melhor qualidade técnica e visual.
O material serve de exemplo notável de solidariedade humana tendo à frente João Elísio Ferraz de Campos (presidente) e Suzana Munhoz da Rocha (Diretora Executiva).
“O meu próximo, para mim, é como eu mesmo”.
Publius Terêncio After (185 a.C – 159 a.C), dramaturgo e poeta romano.