Advogado, sócio fundador de um dos mais reconhecidos escritórios de advocacia do Paraná, René Ariel Dotti construiu também uma carreira acadêmica de destaque e, tamanha é a importância que dá à transmissão do conhecimento, que tem preferência por ser chamado de professor. Professor René ou Professor Dotti foi titular da disciplina de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 1962 a 2004, em quatro concursos de provas e títulos: Auxiliar (1966-1970), Assistente (1970-1979), Adjunto (1979-1981), Titular (1981-2004).
Por sua trajetória, recebeu reconhecimento e homenagens de diversas entidades. A professor tem uma profunda ligação com as artes. Tendo iniciado aulas de teatro na juventude, para superar dificuldades de comunicação, ele acabou por se tornar um amante das artes cênicas. Atuou como crítico de teatro e de literatura e foi secretário de Cultura no Paraná, no Governo Álvaro Dias (1987-1991. Como advogado militante recebeu:
“Por muito tempo eu falei como professor, como advogado e como cidadão. Agora eu quero, através do Blog do Dotti, contar o meu mundo, a minha vivência, falar de arte, de esporte, de política, de justiça de literatura, de cinema, de teatro, e, também, de ficção“, conta o professor Dotti.